terça-feira, 6 de novembro de 2012

Canções de ninar

    Eu nunca fui a favor da "americanização" da nossa cultura, mas, sinceramente, em termos de canções de ninar, as que cantarei pros meus filhos (quando eu os tiver) serão 1 canção de roda brasileira e músicas de ninar dos EUA. Os motivos? Segue a lista.
     - Nossas músicas de ninar, apesar de folclóricas, são músicas de TERROR. Pensem bem: "boi, boi, boi. Boi da cara preta, PEGUE ESTA CRIANÇA QUE TEM MEDO DE CARETA". A criança não pode ter medo de careta ou vem um boi que a pega? E faz o que depois? Agora vem a melhor: "Nana, nenê, QUE A CUCA VEM PEGAR" A CUCA, uma bruxa. Se a criança não dormir a bruxa vem buscá-la. Não, definitivamente não cantarei essas músicas pros meus filhos dormirem. Mas sim, eles as conhecerão. É parte da nossa cultura.
     - As músicas de dos EUA falam de cuidado, de amor. "Papai vai te dar um anel de brilhantes e, se ele nao brilhar, vai quebrar o coração do papai". "você é meu raio de sol"... olha bem a diferença.
     A música que mais me lembra do meu pai, pra dormir, como eu disse anteriormente, é uma música de roda: Se esta rua fosse minha. A parte que eu mais gostava era: "Nesta rua, nesta rua tem um bosque que se chama, que se chama Solidão. Dentro dele, dentro mora um anjo que roubou, que roubou meu coração".
     Então, meu futuro marido, depois que eu expliquei não querer cantar apenas as nossas músiquinhas, aceitou fazer nossos futuros filhotes dormirem ao som de músicas que não deem medo.

Nenhum comentário: