quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Amizade

Amigo é aquele que está sempre ao nosso lado, certo? Aquele que nos entende, nos apoia, nos escuta, nos ensina e nos mostra caminhos.
Mas será que é "só isso"? E se, por um acaso do destino, ele passa um periodo afastado? E se ele se muda pra outra cidade, outro estado, OUTRO PAÍS? Simplesmente não é mais amigo?
Esses dias estive pensando justamente sobre isso. Um caso entre pessoas que amo. Um deles se afastou por causa de uma namorada, pelo menos foi essa a explicação dele. O outro, magoado, não deixou barato. E então, onde foi parar aquele amor, aquela cumplicidade, a AMIZADE? É isso? precisamos estar sempre em contato? Não podemos cometer nossos erros - não tão graves, como este-, pedir desculpas e voltar?
Vejo muito por uma amizade que minha mãe tem há mais de 20 anos. A amiga está em Brasília, minha mãe, no interior de SP. Elas conversam umas 6 vezes ao ano (e olhe lá), mas são amigas, amigas mesmo, do tipo uma espirra aqui a outra corre de lá pra socorrer aqui.
Tenho uma querida amiga Fernanda. Nos falamos quase todos os dias e, quando não nos falamos, ai! que saudades. Somos irmãs que se escolheram como irmãs. Isso não quer dizer que não discutimos, que de vez em quando não queremos nos matar, que não nos ensinamos caminhos, erramos, pedimos desculpas, voltamos a conversar. Não nos vemos todos os meses. Já ficamos um bom tempo sem conversar (logo que nos formamos)... e ainda estamos firmes. Nós brigamos quando achamos que a outra erra pra evitar esses erros, a gente discorda, a gente "grita", fala "que lindo! Parabéns", "Que feio!! Você está errado", "Ah, quer saber? Te ignoro".
Pra mim, amizade de verdade é esta: amor de verdade, profundo e sincero, daqueles que temos por nossos irmãos de sangue (não importa o que aconteça você o ama e sabe que precisa voltar as boas logo). A gente finge que não ve os defeitos, acentua as qualidades e segue em frente, de mãos dadas e corações colados.

Meus amigos (vocês sabem quem são), amo vocês

Nenhum comentário: